Espanha e Portugal ficaram sem energia elétrica nesta segunda-feira, paralisando o transporte público, hospitais, fábricas e telecomunicações. O apagão também teria afetado nações como Finlândia e França.
Há poucas horas, o Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência, e acrescentou que o status será aplicado nas regiões que o solicitarem.
Entre os afetados pelo evento conturbado, estão diversos brasileiros que vivem nas regiões acometidas pela pane do sistema elétrico.
Vivendo em Barcelona, na Espanha, há cerca de cinco anos, a paranaense e doutoranda em Direito Júlia Abrantes Valle disse à VEJA que, em sua região, o apagão começou por volta das 13h desta segunda. A estudante relatou que precisou ir a um supermercado às 15h, mas que não conseguiu fazer compras.
“Saí para comer umas 15h e não consegui comprar nada em lugar nenhum. Não passavam cartão porque estava tudo no escuro. Fui ao mercado e já não tinha quase nada. As pessoas compraram todo o pão e as outras coisas prontas”, disse.
Júlia também testemunhou as complicações que a pane elétrica trouxe para o trânsito local e para o funcionamento do transporte público.
“Quando saí do trabalho, às 17h, não tinha como voltar para casa. Metrô, trem e tranvía não funcionam. O ônibus que passava ali perto não parava pois estava simplesmente lotado”, contou.
Mestranda em Arquitetura, Paisagem e Arqueologia na Universidade de Coimbra, em Portugal, a brasileira Andressa Demori informou que não conseguiu trabalhar, estudar ou cozinhar durante o dia. Ela e o marido precisaram utilizar uma escada portátil para pular a portaria do prédio onde vivem, na cidade do Porto, e acessarem seu apartamento com o uso de chaves físicas. A portaria do edifício é eletrônica e foi afetada pelo apagão.
“Não conseguimos nem entrar no nosso prédio pois é de comando eletrônico. Nós pulamos o portão. Nós chamamos a senhora que é nossa vizinha e ela nos ajudou com uma escada. Não conseguimos trabalhar nem cozinhar por exemplo. A energia acabou de voltar aqui, espero que não caia novamente”, comentou.
Outros moradores de Portugal, Espanha, França e Finlândia também reportaram apagões. Enquanto isso, operadoras locais tentam identificar as causas da pane elétrica generalizada.
More Stories
Após embate com a Amazon, Trump busca diálogo com…
Reunião do Brics no Rio termina sem declaração con…
Conclave perde segundo cardeal por motivo de saúde…