4 de maio de 2025

Ataque aéreo russo deixa 11 feridos e causa incênd…

Um ataque de drones russos à Kiev, capital da Ucrânia, na madrugada deste domingo, 4, causou incêndio e deixou ao menos 11 feridos, incluindo duas crianças, informou a agência de notícias Reuters. “Os russos pedem um cessar-fogo em 9 de maio enquanto atacam a Ucrânia todos os dias. Isso é cinismo de alto nível”, escreveu no X o presidente ucraniano Vlodymir Zelensky.

Militares ucranianos disseram que suas unidades de defesa aérea abateram 69 dos 165 drones lançados pela Rússia durante a noite. Os destroços causaram incêndios em prédios residenciais nos distritos de Obolonskyi e Sviatoshynskyi, em Kiev, informou nas redes sociais Timur Tkachenko, chefe da administração militar da cidade. O serviço de emergência da Ucrânia disse ainda que 76 bombeiros estavam envolvidos na extinção dos incêndios, e que vários carros na cidade também foram queimados por destroços de drones.

Além de Kiev, drones atacaram Cherkasy, no centro da Ucrânia, onde, segundo a televisão nacional, 15 dos 22 drones que miravam a cidade foram abatidos. Os serviços de emergência informaram que uma pessoa ficou ferida, com danos a prédios residenciais e infraestrutura civil.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou um cessar-fogo de três dias na guerra contra a Ucrânia, de 8 a 10 de maio, para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados na Segunda Guerra Mundial.

Nas redes sociais, no entanto, Zelensky apontou que a Rússia usou mais de 1.180 drones, 1.360 bombas aéreas guiadas e 10 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia só na última semana. “Um verdadeiro cessar-fogo é necessário. A Ucrânia está pronta para que o silêncio comece a qualquer dia – mas por pelo menos um mês, para pôr fim à guerra”, escreveu Zelensky, dizendo que o cessar fogo deve valer para todos os dias, não apenas para feriados especiais. 

Source link

About The Author