
O Kremlin confirmou neste doming0, 4, que Xi Jinping vai fazer um visita oficial à Rússia nesta semana, entre os dias 7 e 10 de maio. O líder chinês se unirá a outros líderes mundiais, incluindo Lula, para as celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marca a rendição das tropas nazista na Segunda Guerra Mundial, e também deve fechar acordos bilaterais com o presidente russo Vladimir Putin.
Segundo as autoridades russas, a visita de Xi foi feita a convite de Putin e, além de participar das comemorações do dia da vitória, que contará com outros 20 líderes de todo o mundo, os dois vão discutir questões como “o desenvolvimento das relações de parceria abrangente e interação estratégica” e “questões da agenda internacional e regional” e assinarão uma série de documentos bilaterais.
Esta é a terceira visita do Xi Jinping à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. Embora a China se descreva como neutra no conflito, o gingante asiático é o principal fornecedor de insumos para a produção de armamentos russos, e as relações econômicas entre os dois países tem se intensificado cada vez mais desde então, impulsiona pelas sanções dos países ocidentais á Rússia.
More Stories
Trump diz que não tem planos de demitir presidente…
Bukele quebra promessa com FMI e avança na aposta…
Ataque aéreo russo deixa 11 feridos e causa incênd…