O cão farejador “Jay-Z”, da Polícia Militar, localizou nesta segunda-feira (5) quase meia tonelada de drogas escondidas em um caminhão transportado por uma balsa no Rio Tajapuru, no Arquipélago do Marajó, no Pará.
O flagrante ocorreu durante uma fiscalização da Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, que abordou a embarcação Jean Filho III, vinda de Manaus (AM) com destino a Belém, capital paraense.
De acordo com os agentes, a região é uma das principais rotas de navegação de cargas e passageiros, sendo frequentemente usada por criminosos para o transporte de drogas com destino a diversas cidades do Brasil.
Ao todo, foram apreendidos 452,5 kg de maconha e 38,5 kg de pedra de oxi. O condutor da carreta foi encaminhado à base fluvial da polícia em Breves e deve responder por tráfico de drogas. Após a perícia, o material apreendido será incinerado.
Rota do tráfico
Os rios da Amazônia têm se consolidado como vias estratégicas para o tráfico de entorpecentes. Apenas no mês de abril, mais de uma tonelada de drogas foi apreendida pela Base Fluvial Integrada Antônio Lemos.
A região também é rota para o escoamento de outros materiais ilegais, como madeira extraída de forma clandestina da floresta amazônica.
“Essa base é um pilar fundamental na repressão ao tráfico de drogas e na proteção dos nossos recursos naturais. Continuaremos a fortalecer essa importante ferramenta para garantir um futuro mais seguro para todos os cidadãos do Pará”, afirmou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
More Stories
Especialista detalha avanço nos casos de gripe; entenda como se proteger
Daniel Erthal diz que carrinho de bebidas foi roubado no RJ: “Muito triste“
Ressarcimento será automático e via benefício, diz presidente do INSS