9 de maio de 2025

Presidente do Peru agradece ao papa Leão XIV por d…

Em declaração oficial nesta quinta-feira, 8, a presidente peruana, Dina Boluarte, agradeceu ao papa Leão XIV pelos mais de 20 anos de dedicação ao Peru. A chefe de Estado ressaltou não apenas o legado religioso de Robert Francis Prevost no país, mas também sua decisão de se naturalizar peruano em 2015.

“Ele é um peruano por escolha e convicção”, afirmou publicação nas redes sociais. “Este é um momento histórico para o Peru.”

Em vídeo divulgado no mesmo dia, Boluarte reforçou o tom de celebração nacional. “Em nome do governo e do povo do Peru, expressamos nossa imensa alegria e enviamos nossas saudações e um abraço fraterno a Sua Santidade Leão XIV”, disse.

“Ele se tornou cidadão peruano em 2015 como expressão de seu profundo amor pelo Peru, país onde dedicou grande parte de sua vida religiosa ao serviço dos mais pobres. Sua escolha pelo Peru não foi apenas formal, mas profundamente espiritual e humana.”

Nascido em Chicago em 1955, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho ainda jovem e foi ordenado sacerdote em 1982. Três anos depois, desembarcou em sua primeira missão no Peru, país que adotaria como lar espiritual. Atuou em Piura, passou por Trujillo e consolidou sua trajetória pastoral em Chiclayo, onde exerceu a função de bispo por quase uma década. Sua atuação se destacou pela proximidade com os fiéis, liderança ativa e envolvimento direto em projetos sociais e comunitários.

Continua após a publicidade

Em 2014, após ser nomeado administrador apostólico de Chiclayo pelo papa Francisco, Prevost anunciou sua intenção de oficializar sua ligação com o país. Cumpriu a promessa no ano seguinte, quando recebeu o Documento Nacional de Identidade (DNI), confirmando sua cidadania peruana.

A eleição de Prevost como papa Leão XIV marca um momento inédito para a Igreja Católica: ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e também o primeiro a possuir cidadania peruana.

Em seu primeiro discurso como papa, Leão XIV fez questão de registrar sua trajetória no Peru, dirigindo uma saudação em espanhol à sua antiga diocese: “Permitam-me também uma palavra, uma saudação (…) de modo particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, realizando sua fé”, disse ele da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Source link

About The Author