Entre memes e votos de sucesso, a nomeação do papa Leão XIV, na quinta-feira 8, tem feito sucesso nas redes sociais, mostrou um relatório de Domenico Giordano, analista de estratégias de comunicação da empresa italiana Arcadia. As palavras-chave “papa” e “pope” receberam 87,7 milhões de interações na internet em apenas 24 horas.
Entre as hashtags em alta, estão #habemuspapam, #papaamericano e #newpope. Juntas, somam mais de 61.700 mil vídeos.
A sensação, no geral, é de otimismo. Cerca de 89,2% das reações sobre “Leão XIV” foram positivas, sinal de que o cardeal americano Robert Francis Prevost, seu nome de nascimento, tem atraído o carinho do público.
Há muito tempo existe um tabu contra um papa dos Estados Unidos, dado o poder geopolítico exercido pelo país na esfera secular. Mas Prevost, nascido em Chicago, é visto como um clérigo que transcende fronteiras. Ele serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e se naturalizou cidadão, e depois ascendeu a líder máximo de sua ordem religiosa, a de Santo Agostinho, que opera em cinquenta países e tem como foco a vida em comunidade e a igualdade entre seus membros.
Se papa Francisco era conhecido como “o argentino mais europeu possível”, devido à sua ancestralidade italiana, o jornal italiano La Repubblica chamou Provost de “o menos americano dos americanos” por sua fala mansa – que também vem em espanhol e português impecáveis – e pela conexão com a cultura latino-americana.
+ O que escolha do nome do papa Leão XIV pode adiantar sobre seu pontificado
Antes de sua eleição como papa, ele ocupava um dos cargos mais influentes no Vaticano, como prefeito do Dicastério dos Bispos, que analisa as indicações de bispos do mundo todo. Como resultado, ao entrar na Capela Sistina para o conclave, desfrutava de uma proeminência que poucos outros cardeais tinham.
Dá para dizer que Francisco estava de olho nele há anos, transferindo-o da liderança agostiniana de volta ao Peru em 2014 para servir como administrador e, posteriormente, arcebispo de Chiclayo. Até que o falecido pontífice o trouxe a Roma em 2023, para assumir a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina – e depois o Dicastério dos Bispos. Ao que tudo indica, antes de fazer sucesso entre os fiéis, Leão já havia conquistado o respeito do seu antecessor.
More Stories
Escolha do papa não é cinematográfica como filme ‘…
Paquistão diz que Índia lançou mísseis contra base…
Filha de Maggie Gyllenhaal, de 18 anos, é presa du…