
Em acordo anunciado neste sábado 10, a Ucrânia e líderes europeus definiram um cessar-fogo incondicional de 30 dias a partir de 12 de maio. A iniciativa conta com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que advertiu o presidente Vladimir Putin sobre a possibilidade de novas sanções “massivas” caso o compromisso não seja respeitado.
O anúncio foi feito pelos líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Polônia e Ucrânia após uma reunião em Kiev, seguida de uma ligação telefônica com Trump. É a primeira vez que esses líderes viajam juntos à Ucrânia, e é a primeira vez que Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha, visita 0 país.
“Todos nós aqui, junto com os EUA, estamos desafiando Putin. Se ele está realmente comprometido com a paz, então tem agora a chance de provar isso”, declarou o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em entrevista coletiva. “Chega de desculpas, chega de condições e adiamentos.”
Donald Trump ameaçou o presidente Vladimir Putin com novas sanções “massivas” caso ele não cumpra o acordo, sinalizando uma subida de tom e demonstração de frustração crescente com o que como procrastinação de Putin quanto ao cessar-fogo.
More Stories
Novo papa: Robert Prevost revela por que escolheu…
Papa Leão XIV faz 1ª reunião com cardeais e sinali…
México processa Google por alterar nome do Golfo d…