
(Vatican Media/Vatican Pool/Getty Images)
Prestar uma homenagem a seu antecessor, o papa Francisco, foi uma das primeiras ações do papa Leão XIV fora do Vaticano desde que foi confirmado como o novo líder da Igreja Católica, na última quinta-feira, 8. O novo pontífice agostiniano visitou, no fim da tarde deste sábado 10, o túmulo de Francisco, que morreu em 21 de abril e foi enterrado, em 26 de abril, na Basílica de Santa Maria Maggiori, em Roma.
O papa Leão, que tem 69 anos, fez questão de visitar a igreja e rezou em frente ao túmulo onde Francisco está sepultado quando retornava de uma visita mais cedo feita ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano, a cerca de 65 quilômetros de Roma. Leão XIV deixou, ainda, uma flor branca sobre o túmulo do colega.
Pope Leo XIV prays at the tomb of his predecessor Pope Francis. pic.twitter.com/gilyXZtU2l
— Vatican News (@VaticanNews) May 10, 2025
Foram os seus primeiros compromissos oficiais, já como papa eleito, fora do Vaticano e em um dia cheio de atividade públicas, que incluiu, ainda, a primeira reunião com todos os cardeais reunidos, pela manhã, de acordo com informações dos serviços de notícias do Vaticano. O santuário de Genazzano é um tradicional espaço de devoção dos agostinianos, a ordem seguida pelo pontífice e grupo que ocupa a região desde o ano 1200.
Enquanto a maioria dos demais 265 papas que vieram antes e que são tradicionalmente enterrados nas Grutas do Vaticano, no subsolo da Basília de São Pedro, Francisco escolheu, em um de seus últimos pedidos, ser enterrado na igreja papal a que era particularmente devoto e que fica fora das fronteiras do pequeno Estado católico. Eleito no segundo dia do conclave, Leão XIV, título escolhido pelo cardeal americano Robert Francis Prevost, é 267º papa em quase 2.000 anos de Igreja Católica.
More Stories
Irã e EUA retomam negociações nucleares, mas diver…
O pacificador: Trump promete ampliar comércio com…
Leão XIV e seu nome