12 de maio de 2025

INSS notifica 9 milhões sobre descontos indevidos; veja como pedir reembolso

Aposentados e pensionistas devem confirmar se foram vítimas de golpe praticado por associações

Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS
Aplicativo do Meu INSS na tela do celular (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a notificar, na próxima terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios, feitos por associações sem autorização. O alerta é para que os segurados fiquem atentos a um golpe praticado nos últimos cinco anos, que resultou em milhões de reais descontados irregularmente.

INSS notificará 9 milhões de aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos indevidos em benefícios. Golpe praticado nos últimos cinco anos resultou em milhões de reais descontados irregularmente por associações. Avisos serão enviados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. A partir de 14 de maio, beneficiários devem confirmar ou negar os descontos. Associações têm 15 dias úteis para comprovar vínculo, sob pena de devolução dos valores. INSS ressarcirá vítimas caso as associações não comprovem a autorização dos descontos. R$ 2,1 bilhões já estão bloqueados judicialmente para garantir ressarcimentos.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, os avisos serão enviados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. “Ontem nós já disparamos 27 milhões de notificações, única e exclusivamente pelo canal Meu INSS. É ali que o beneficiário terá o canal oficial de comunicação com o Instituto. Por isso, reforçamos: não clique em links, não abra e-mails ou mensagens SMS em nome do INSS”, alertou durante entrevista ao programa A Voz do Brasil nesta sexta-feira (9).

A partir do dia 14 de maio, os beneficiários notificados deverão informar se reconhecem ou não os descontos. Quem negar vínculo com a associação não precisa apresentar nenhum documento — caberá à entidade provar que havia autorização para a cobrança. O INSS irá cobrar a devolução do valor diretamente da instituição.

O processo de reembolso será feito pelo próprio sistema Meu INSS. Se a associação não comprovar o vínculo em até 15 dias úteis, será obrigada a pagar. Caso não o faça, o caso será encaminhado para a Advocacia-Geral da União (AGU), que poderá solicitar bloqueio de bens. Segundo Waller, R$ 2,1 bilhões já estão judicialmente bloqueados para garantir o ressarcimento às vítimas.

“O INSS está garantindo que todos aqueles que tiveram a sua inscrição irregular, ou seja, que a instituição não consegue comprovar o vínculo ou não fez o ressarcimento, o INSS vai ressarcir você”, assegurou Waller.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Source link

About The Author