
A prisão violenta de uma brasileira por agentes da Imigração dos Estados Unidos (ICE) na quinta-feira, 8,em Worcester, no estado de Massachusetts, em uma operação que provocou protestos de moradores e mobilização de autoridades brasileiras. A prisão registrada em vídeo mostra agentes cercando a mulher e usando força para contê-la, enquanto ela resiste. Nesta sexta-feira, 9, o presidente Donald Trump, assinou uma Ordem Executiva para lançar o primeiro programa de autodeportação da história, oferecendo voos gratuitos para as pessoas em situação irregular retornarem aos seus países de origem. O presidente disse que imigrantes ilegais que permanecerem nos Estados Unidos enfrentarão “punições, incluindo deportação imediata — em local e forma definidos exclusivamente a nosso critério.”
De acordo com comunicado do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), divulgado pelo jornal local, a brasileira estava nos Estados Unidos de forma irregular desde agosto de 2022. Segundo o texto, assinado pela secretária assistente de Assuntos Públicos, Tricia McLaughlin, ela já havia sido presa anteriormente pela polícia local sob acusações de agressão com arma perigosa e agressão contra uma vítima grávida.
O comunicado também criticou a atuação da vereadora local Etel Haxhiaj, que aparece em vídeos tentando intermediar a ação e impedir a detenção. O DHS acusou a parlamentar de promover um “truque político” e de ter “incitado o caos ao tentar obstruir a aplicação da lei”. A nota afirma que os agentes do ICE e a polícia local retomaram o controle da situação e efetuaram a prisão da brasileira.
Durante a abordagem, uma segunda mulher, que seria filha da detida e estava com uma criança de colo, também foi derrubada no meio da confusão, segundo relatou a deputada federal brasileira Duda Salabert (PDT-MG). A parlamentar repostou o vídeo da ação e informou ter acionado o Ministério das Relações Exteriores para que o caso seja acompanhado pelas autoridades brasileiras. Segundo o jornal local, uma terceira mulher de 38 anos também foi presa sob acusação de atentado contra os agentes, mas foi liberada no dia seguinte. Ela deverá se apresentar à Justiça americana em 23 de junho.
More Stories
Diante de 3 mil jornalistas, papa Leão XIV retoma…
Trump pode ganhar jato de luxo da família real do…
Hamas anuncia libertação de refém israelense-ameri…