
A Casa Branca está em negociações com o Catar para receber um jato de luxo, que pode ser usado como Air Force One, aeronave oficial do presidente. O governo catari afirmou que a transferência seria para “uso temporário”, não um presente, mas agências de notícias dos EUA indicam que a aeronave pode ser doada à biblioteca presidencial de Donald Trump após seu mandato. O avião, possivelmente um Boeing 747-8, descrito como um “palácio voador”, ainda precisa passar por adaptações e aprovações de segurança antes de entrar em serviço.
A possível doação levanta questões legais e éticas, mas a Casa Branca garante que seguirá todas as leis de transparência. “Qualquer presente dado por um governo estrangeiro é sempre aceito em total conformidade com todas as leis aplicáveis. O governo do presidente Trump está comprometido com a transparência total”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Atualmente, a frota presidencial americana opera com dois Boeing 747-200B, em uso desde os anos 1990. A família real do Catar oferece um modelo mais moderno, avaliado em US$400 milhões (cerca de R$2,3 bilhões), enquanto a Boeing, originalmente contratada para fornecer novas aeronaves, enfrenta atrasos. Em fevereiro, o republicano chegou a visitar a aeronave, que estava estacionada no aeroporto de Palm Beach, na Flórida.
A negociação ocorre às vésperas da visita de Trump ao país, marcando sua primeira grande viagem internacional no segundo mandato.
More Stories
Prisão violenta de brasileira nos EUA provoca prot…
Hamas anuncia libertação de refém israelense-ameri…
Trump anuncia redução do preço de medicamentos em…