O papa Leão XIV reabriu no domingo 11 o apartamento papal do Palácio Apostólico, no Vaticano, removendo os lacres que haviam sido colocados após a morte de Francisco em 21 de abril. As imagens da reabertura foram divulgadas pela Santa Sé nesta segunda-feira, 12.
O pontífice abriu as portas com uma chave e caminhou pelo local, após os selos que mantinham os aposentos fechados serem retirados por sediários pontifícios — membros da corte papal que atuam como “faz-tudo” no Vaticano.
Pope Leo XIV breaks the seals that had closed the papal apartment in the Apostolic Palace following the death of Pope Francis.
After the Regina Caeli prayer on Sunday, the Pope oversaw the removal of the seals that had been placed there on the afternoon of April 21.
He was… pic.twitter.com/paKru0Hlqf
— Vatican News (@VaticanNews) May 12, 2025
A reabertura contou com a presença de altas autoridades do Vaticano, incluindo o arcebispo Leonardo Sapienza, prefeito da Casa Pontifícia, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o camerlengo Kevin Joseph Farrell, que atuou como líder da Igreja durante o período de “sede vacante”, enquanto um novo papa não era escolhido.
Ainda no domingo, Leão XIV realizou sua primeira bênção dominical no Vaticano desde sua eleição como pontífice, além de visitar a Capela Sistina.
Residência do papa
O Palácio Apostólico, também conhecido como Palácio Papal ou Palácio do Vaticano, é a residência oficial do Santo Padre e abriga importantes espaços eclesiásticos, como os apartamentos papais, a Capela Sistina (onde ocorre o conclave), escritórios da Cúria Romana, a Biblioteca Apostólica e diversas salas cerimoniais.
O papa Francisco, no entanto, optou por viver na Casa Santa Marta, projetada inicialmente como uma hospedagem para visitantes e clérigos, em vez do tradicional e luxuoso Palácio Apostólico.
Leão XIV ainda não revelou onde vai morar durante seu papado. Não existe norma que obrigue o líder da Igreja Católica a viver no Palácio Apostólico, o que significa que ele poderá continuar na Casa Santa Marta ou retomar a tradição.
More Stories
Governo Trump avalia desafios legais para aceitar…
Último refém americano é libertado pelo Hamas após…
Sob status de refugiados por ‘racismo contra branc…