13 de maio de 2025

A história por trás da foto de encontro entre Fran…

Uma foto tirada em 28 de agosto de 2004 na Paróquia de Santo Agostinho, em Buenos Aires, voltou a circular nas redes sociais após a eleição de Leão XIV como papa. A imagem, que até então era pouco conhecida, mostra o novo pontífice celebrando uma missa ao lado do então arcebispo Jorge Mario Bergoglio, que anos depois se tornaria o papa Francisco.

A celebração marcou o Dia de Santo Agostinho e reuniu fiéis em uma missa “íntima, mas significativa”. “Na época, ninguém imaginava que dois daqueles homens se tornariam papas”, disse ao jornal argentino La Nación o padre Juan Antonio Gil, que estava presente na missa.

O padre Gil classificou a missa de 20 anos atrás como um “ponto de conexão”. “A história está tecida de momentos como estes. Encontros passageiros, e que, de repente, se revelaram proféticos”, afirmou ele. “Hoje entendemos que naquela foto, sem saber, estavam o papa que partia e o que chegava.”

No momento em que a foto foi tirada, o líder da Igreja Católica era João Paulo II, que cumpriu seu papado de 1920 a 2005, quando foi sucedido por Bento XVI após sua morte. Francisco seria eleito apenas em 2013, após a renúncia de seu antecessor.

Continua após a publicidade

Na ocasião, Prevost estava em seu terceiro ano como superior geral da Ordem de Santo Agostinho, e, por isso, precisava visitar comunidades agostinianas em mais de cinquenta países – incluindo a Argentina. Ele visitou o Brasil ao menos cinco vezes, onde esteve em Guarulhos (SP), Belo Horizonte e na Grande BH.

Primeiro papa agostiniano

Leão XIV é o primeiro papa agostiniano da história. O termo se refere à Ordem de Santo Agostinho, uma das mais antigas da Igreja Católica, fundada no século XIII. Agostinho fundou uma pequena comunidade com discípulos e amigos, baseada na simplicidade, oração e estudos.

“Sou um filho de santo Agostinho, agostiniano, que disse: ‘Convosco sou cristão e para vós sou bispo.’ Nesse sentido, podemos caminhar todos juntos em direção à direção que Deus nos preparou”, disse o novo papa em seu primeiro discurso da sacada da Basílica de São Pedro. 

Source link

About The Author