Uma foto tirada em 28 de agosto de 2004 na Paróquia de Santo Agostinho, em Buenos Aires, voltou a circular nas redes sociais após a eleição de Leão XIV como papa. A imagem, que até então era pouco conhecida, mostra o novo pontífice celebrando uma missa ao lado do então arcebispo Jorge Mario Bergoglio, que anos depois se tornaria o papa Francisco.
A celebração marcou o Dia de Santo Agostinho e reuniu fiéis em uma missa “íntima, mas significativa”. “Na época, ninguém imaginava que dois daqueles homens se tornariam papas”, disse ao jornal argentino La Nación o padre Juan Antonio Gil, que estava presente na missa.
O padre Gil classificou a missa de 20 anos atrás como um “ponto de conexão”. “A história está tecida de momentos como estes. Encontros passageiros, e que, de repente, se revelaram proféticos”, afirmou ele. “Hoje entendemos que naquela foto, sem saber, estavam o papa que partia e o que chegava.”
No momento em que a foto foi tirada, o líder da Igreja Católica era João Paulo II, que cumpriu seu papado de 1920 a 2005, quando foi sucedido por Bento XVI após sua morte. Francisco seria eleito apenas em 2013, após a renúncia de seu antecessor.
Na ocasião, Prevost estava em seu terceiro ano como superior geral da Ordem de Santo Agostinho, e, por isso, precisava visitar comunidades agostinianas em mais de cinquenta países – incluindo a Argentina. Ele visitou o Brasil ao menos cinco vezes, onde esteve em Guarulhos (SP), Belo Horizonte e na Grande BH.
Primeiro papa agostiniano
Leão XIV é o primeiro papa agostiniano da história. O termo se refere à Ordem de Santo Agostinho, uma das mais antigas da Igreja Católica, fundada no século XIII. Agostinho fundou uma pequena comunidade com discípulos e amigos, baseada na simplicidade, oração e estudos.
“Sou um filho de santo Agostinho, agostiniano, que disse: ‘Convosco sou cristão e para vós sou bispo.’ Nesse sentido, podemos caminhar todos juntos em direção à direção que Deus nos preparou”, disse o novo papa em seu primeiro discurso da sacada da Basílica de São Pedro.
More Stories
EUA e Arábia Saudita fecham acordo de US$ 600 bilh…
‘Entrou papa e saiu cardeal’: por que Pietro Parol…
Como irmão do papa Leão XIV já detonou Obama e pes…