
Uma história que se repete nos últimos dez anos. A fase de classificação da Copa Libertadores chega à sua reta final e o Palmeiras é sempre o único dos participantes brasileiros que não precisa fazer contas sobre suas chances de passar para a fase do mata-mata. Desta vez não foi diferente. O time palestrino fez 12 pontos em quatro jogos e garantiu sua vaga com duas rodadas de antecedência, tendo conquistado mais pontos do que a soma de pontos dos três outros concorrentes do seu grupo.
Os demais representantes brasileiros, o Botafogo, Flamengo, Internacional, São Paulo, Bahia e o Fortaleza, que ontem apenas empatou em 0 a 0, em casa, diante do Atlético Bucaramanga, da Colômbia, estão pressionados na penúltima rodada da Libertadores de 2025. Já o Palmeiras tem 100% de aproveitamento e apenas busca confirmar a melhor campanha no geral da fase de classificação para ter a vantagem de fazer os jogos de volta do mata-mata no Allianz Parque, em São Paulo, objetivo que pode ser alcançado já nesta quinta-feira, no caso de vitória sobre o Bolívar, no Allianz.
Portanto, seis das setes equipes brasileiras entram em campo pela penúltima rodada da fase de grupos buscando confirmar vaga no mata-mata ou pelo menos seguir com chances de classificação. O Fortaleza desperdiçou a chance de se garantir nas oitavas de final, o Bahia e o São Paulo podem confirmar a classificação, enquanto Botafogo, Flamengo e Internacional precisam vencer para seguir dependendo apenas de suas forças para avançar na competição.
O São Paulo está a um empate da classificação. Líder do Grupo D com 10 pontos somados e dois jogos para fazer em casa, o São Paulo está muito próximo de confirmar a classificação. Um simples empate diante do Libertad, no Morumbis, nesta quarta-feira, às 20h30 (MS), será suficiente para assegurar a vaga nas oitavas de final. Caso vença a equipe paraguaia, o time paulista confirmará não só a classificação, mas também o primeiro lugar do Grupo D.
No Grupo F, onde estão Internacional e Bahia, a situação é de equilíbrio tão grande que todos os times chegam à penúltima rodada dependendo apenas de suas forças para buscar a classificação. A melhor situação é do Bahia, que lidera a chave com sete pontos, um a mais que o Atlético Nacional, seu adversário desta quarta-feira, às 18h (MS), na cidade de Medellín, na Colômbia, e garantirá a vaga no caso de vitória. Já o Internacional tem cinco pontos e vai encarar o Nacional do Uruguai nesta quinta-feira, às 18h (MS), em Montevideu. A equipe uruguaia tem quatro pontos somados. Mesmo que perca o jogo, o Internacional ainda chegará à última rodada com chances de classificação.
O Flamengo terá um duelo decisivo diante da LDU no Maracanã. Com cinco pontos ganhos e a três da LDU, a equipe carioca está em terceiro lugar no Grupo B. Precisa vencer amanhã para seguir dependendo apenas de suas forças. Se perder, pode encerrar a rodada já eliminado. A situação só piorou depois que o Central Cordoba, da Argentina, venceu o Deportivo Tachira por 2 a 1, fora de casa, na última terça-feira, e assumiu a liderança do grupo com 11 pontos.
Com o resultado, o Flamengo segue precisando vencer seus dois próximos jogos contra a LDU de Quito e o Táchira para chegar aos 11 pontos. Mesmo assim, ainda precisará torcer para que a LDU, que tem oito pontos, não vença o Central Córdoba na última rodada, em Quito, e ficar de olho nos saldos de gols e até mesmo no número de gols marcados, já que as três equipes podem terminar com 11 pontos, caso a LDU vença o Central Cordoba.
O Botafogo, com seis pontos conquistados em quatro rodadas, está na terceira colocação do Grupo A e precisa vencer o líder Estudiantes, da Argentina, nesta quarta-feira, às 20h30 (MS), no Estádio Nilton Santos, no Rio, para seguir dependendo apenas de suas forças para se classificar. A equipe argentina tem nove pontos somados. Se perder o para o Estudiantes, o time carioca pode até ser eliminado da Copa Libertadores. A situação só piorou depois que a Universidad de Chile vença o lanterna Carabobo, da Venezuela, ontem, por 4 a 0. O Carabobo já está desclassificado.
Todos os classificados ao mata-mata serão definidos até 29 de maio. Das 32 equipes da fase de grupos, 16 avançarão para a fase eliminatória. A Copa Libertadores fará uma de dois meses por conta do Super Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Significa que a competição retornará com as oitavas de final apenas em meados de agosto. Os jogos de ida acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de agosto, enquanto as partidas de volta ocorrerão na semana seguinte, nos dias 19, 20 e 21.
More Stories
Acusado de matar policial civil é morto em confronto em Campo Grande
Botafogo e São Paulo jogam decisivos nessa quarta
Vasco perde para Lanús na Sul-Americana em estreia de Fernando Diniz