Meio Ambiente
Gravação foi feita na fazenda Baía das Pedras, em Corumbá, pelo projeto Tatu Canastra
Por Gustavo Bonotto | 14/05/2025 23:15
Vídeo em câmera lenta publicado nesta quarta-feira (14) mostra um tatu-peba cavando uma toca no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. A gravação foi feita na fazenda Baía das Pedras durante as atividades de pesquisa do Programa Tatu Canastra, que estuda a saúde dos tatus na região.
A imagem destaca um tatu-peba de aproximadamente 40 quilos usando as patas traseiras para lançar a terra para trás enquanto escava o solo. A cena mostra a força do animal e a velocidade com que ele consegue cavar e se abrigar.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais do projeto com o objetivo de divulgar as ações do Programa de Conservação do Tatu-canastra. “A iniciativa realiza estudos de campo no Pantanal sul-mato-grossense e acompanha o comportamento de espécies nativas”, diz a legenda da publicação.
O tatu-peba, também conhecido como tatu-de-mão-amarela, tatu-cascudo, peludo, peba ou papa-defunto, é uma das espécies de tatu mais comuns do Brasil. É reconhecido pela capacidade de escavar tocas em formato da letra U e por buscar alimento sob a terra.
O nome “papa-defunto” se refere ao hábito de consumir restos de animais mortos encontrados no ambiente.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.
More Stories
Filho de amante mata mulher em Itaquiraí após histórico de violência familiar
Arraiá de Lotes: Entrada só em 2027
UFMS oferece mil vagas para curso de educação especial nessa quinta, 15 de maio