16 de maio de 2025

O cru relato de democratas que aponta declínio men…

Não é de hoje que Joe Biden dá sinais de declínio físico e mental – isso ficou claro durante o desastroso primeiro debate presidencial entre o ex-presidente e Donald Trump. Agora, um novo livro aquece essa discussão. Com o lançamento previsto para a próxima semana, os jornalistas Jake Tapper, âncora da CNN internacional, e Alex Thompson, correspondente de política nacional do Axios, escreveram Pecado original: o declínio do presidente Biden, sua tentativa de encobrimento e sua desastrosa escolha de concorrer novamente.

Por muito tempo, o estado de Biden foi escondido pelas autoridades da Casa Branca, não à toa que tentou se reeleger no ano passado, plano tão fracassado que teve sair da corrida eleitoral faltando meses para os americanos irem às urnas. A obra reconstituiu conversas de 200 pessoas, dentre elas membros do Congresso, Casa Branca, assessores e até mesmo os que participaram da campanha democrata. E o que todas essas entrevistas têm em comum? Relatos preocupados sobre a saúde do ex-presidente. Era comum Biden confundir os membros de seu gabinete que estavam há décadas ao seu lado, além de não ter reconhecido George Clooney, amigo pessoal de Biden, durante um evento de arrecadação de fundos. Na mesma solenidade, o democrata precisou de ajuda de Barack Obama para conseguir sair do palco após o discurso.

A hipótese de Biden vencer para um segundo mandato também preocupou seus assessores: acreditavam que, até o final dele, o democrata não conseguiria nem ficar de pé e precisaria usar uma cadeira de rodas. No último ano à frente da Casa Branca, sua locomoção se tornou lenta e rígida, tanto que passou a usar tênis e precisou encurtar trajetos para evitar risco de acidentes.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Source link

About The Author