A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados. Saiba quais orientações devem ser seguidas ao contrair a doença.
Ao perceber os sintomas, é fundamental a busca por orientação médica para dar início ao tratamento o quanto antes. Além disso, a notificação dos casos é importante para o controle da transmissão pelas autoridades.
O tratamento da gripe aviária em humanos é feito com o uso de medicamento antiviral, o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral pode reduzir a duração dos sintomas e o agravamento da doença, e é recomendado por um período mínimo de cinco dias.
Hidratação e repouso também são essenciais durante a recuperação — além de prevenção das formas de transmissão como, por exemplo, com o isolamento do paciente.
More Stories
Cármen Lúcia denuncia racismo contra ministra à Comissão de Ética
Ícone modernista, Palácio Capanema é reinaugurado no Rio
Manchester City vence Bournemouth em dia especial para Kevin de Bruyne