22 de maio de 2025

Imposto de Renda 2025: Receita libera consulta ao 1º lote de restituição nesta sexta (23)

A imagem apresenta quatro pilhas de discos coloridos sobre uma superfície plana com fundo cinza; três pilhas menores, duas cinza e uma verde claro, e uma pilha maior azul com discos suspensos acima como se fossem cair.A imagem apresenta quatro pilhas de discos coloridos sobre uma superfície plana com fundo cinza; três pilhas menores, duas cinza e uma verde claro, e uma pilha maior azul com discos suspensos acima como se fossem cair.
Foto: Getty Images/Richard Drury

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 poderá ser consultado a partir desta sexta-feira (23), a partir das 10h (horário de Brasília). O pagamento desse lote será realizado no dia 30 de maio, data em que coincide com o último dia para a entrega da declaração do IRPF.

Este primeiro lote é o maior já pago pela Receita Federal em restituições, totalizando cerca de R$ 11 bilhões que serão destinados a mais de 6,2 milhões de contribuintes. Além das restituições referentes ao exercício de 2025, o lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.

Do montante total, cerca de R$ 7,8 bilhões serão direcionados a contribuintes com prioridade legal e adicional, conforme critérios definidos para este ano. Os grupos prioritários são:

  • 240.081 idosos com mais de 80 anos;
  • 2.346.445 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 199.338 pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de moléstia grave;
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix simultaneamente, o que lhes confere prioridade adicional na fila de pagamento.

Contribuintes que adotarem apenas uma das opções — declaração pré-preenchida ou restituição via Pix — também têm prioridade.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos da restituição serão divididos em cinco lotes. Veja as datas:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Como consultar a restituição?

A consulta à restituição estará disponível no site da Receita Federal, a partir das 10h do dia 23 de maio. O contribuinte deverá seguir os seguintes passos para fazer a consulta:

  1. Acessar a página da Receita Federal na internet;
  2. Entrar na área “Meu Imposto de Renda”;
  3. Clicar em “Consultar a Restituição”;
  4. Informar CPF, data de nascimento e o ano-exercício da declaração.

Além do site, a Receita oferece um aplicativo oficial para smartphones e tablets, disponível para Android e iOS, que permite consultar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da Receita.

Na página de consulta, o contribuinte pode optar por uma verificação simplificada ou acessar o extrato de processamento da declaração no e-CAC para análise detalhada. Caso identifique alguma pendência ou erro, é possível retificar a declaração para correção das informações antes do pagamento.

LEIA MAIS: Como declarar seus ganhos pelo celular?

Problemas com a conta bancária

Segundo a Receita Federal, o pagamento da restituição somente será realizado em contas bancárias de titularidade do contribuinte, como medida de segurança para evitar fraudes. Caso haja erro nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino, o pagamento não será concretizado.

Para evitar prejuízos, a Receita oferece um serviço de reagendamento do crédito pelo Banco do Brasil, disponível por até um ano após a primeira tentativa de pagamento. O contribuinte pode corrigir os dados bancários e solicitar uma nova tentativa de crédito pelo Portal do Banco do Brasil ou por meio da Central de Relacionamento nos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

Para utilizar o serviço, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Caso o contribuinte não resgate o valor dentro do prazo, será preciso fazer um requerimento por meio do Portal e-CAC, com login no Gov.br

Source link

About The Author