Imagens inéditas divulgadas pela Guarda Costeira dos EUA (USCG, na sigla em inglês) à emissora britânica BBC mostram o momento exato em que o submersível Titan, da empresa OceanGate, implodiu no Oceano Atlântico durante uma expedição turística para ver os destroços do Titanic, em junho de 2023.
No vídeo gravado a bordo do navio de apoio da missão, é possível escutar o som da implosão e a reação de Wendy Rush, esposa de Stockton Rush, CEO da OceanGate, e uma das vítimas do acidente, que perguntou “o que foi aquele estrondo?”. Pouco depois, os passageiros recebem uma mensagem indicando que o Titan havia descartado dois pesos, o que foi interpretado inicialmente como parte do procedimento normal da missão.
TITANIC DIVE, TITANIC FAILURE: MOMENT OF OCEANGATE IMPLOSION REVEALED
The exact moment Oceangate’s Titan sub imploded – killing all 5 on board – has now been caught on camera.
Footage from the support ship shows Wendy Rush, wife of CEO Stockton Rush, react to a loud bang at… pic.twitter.com/xzc81yTePV
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) May 23, 2025
No entanto, a USCG confirmou que o som captado era, na verdade, o ruído da implosão do casco. Segundo a investigação, o submersível apresentava falhas estruturais desde pelo menos um ano antes da tragédia. Em um mergulho realizado em 2022, passageiros relataram um estalo forte, posteriormente identificado como resultado de delaminação — processo em que as camadas de fibra de carbono se separam, comprometendo a integridade da estrutura.
O Titan desapareceu cerca de 90 minutos após iniciar a descida até aproximadamente 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico. Após cinco dias frenéticos de busca, os destroços foram finalmente encontrados a cerca de 500m do naufrágio do Titanic.
Além dos Rush, estavam a bordo do Titan o empresário britânico Hamish Harding; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood; e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet. Todos morreram instantaneamente.
“Desde que a tragédia ocorreu, a Oceangate encerrou permanentemente as operações e concentrou os recursos na cooperação total com as investigações. Seria incorreto dizer mais enquanto aguardamos os relatórios das agências”, divulgou a empresa à BBC.
As imagens divulgadas fazem parte do documentário “Implosion: The Titanic Sub Disaster”, da BBC, que estreia na próxima terça-feira, 27 de maio, e apresenta detalhes inéditos sobre o caso.
More Stories
Velas despedaçadas: a tragédia da embarcação mexic…
Justiça dos EUA derruba proibição do governo Trump…
Trump ameaça Apple com tarifas de 25% se iPhone nã…