O popular aplicativo Pocket, usado para salvar links de textos ou páginas em geral para serem conferidas mais tarde, vai fechar as portas em breve. A própria Mozilla, que é dona do navegador Firefox e cuida também da plataforma, comunicou os usuários sobre a decisão nesta quinta-feira (22).
Segundo a companhia, o fim do serviço vai acontecer “depois de muita reflexão” e após uma decisão difícil, mas que foi inevitável por mudanças “no jeito de pessoas usarem a internet“. O motivo é uma reorganização estratégica e de recursos da Mozilla, que agora vai focar em “projetos que melhor coincidam com hábitos de navegação e necessidades online” do público.
“É um orgulho saber que o Pocket fez parte da rotina de milhões de pessoas, conectando cada uma delas ao melhor conteúdo da internet”, diz o texto de despedida. Só na Google Play Store, a loja do Android, o aplicativo já acumulava mais de 10 milhões de downloads.
O Pocket nasceu em 2007 como uma extensão do Firefox, porém sob o nome de Read It Later. Aos poucos, o projeto que começou com um único desenvolvedor foi expandido para outras plataformas e recebeu investimentos, mas rejeitava ofertas de compra. Em 2017, a própria Mozilla comprou o Pocket e manteve ele como uma subsidiária independente. Já no ano passado, ela divulgou parte do código do projeto em formato aberto, o que pode ajudar na criação de futuros sucessores.
Quando é o fim do Pocket?
- O Pocket será desativado oficialmente em 8 de julho de 2025. Nesta data, o aplicativo, o site e as extensões para navegadores deixarão de funcionar;
Desde ontem (22), já não é mais possível baixar o app pela primeira vez em uma loja digital e nem assinar o Pocket Premium, serviço por assinatura que desbloqueava mais recursos; - Até o dia 8 de outubro de 2025, usuários com conteúdos salvos na conta podem pedir um arquivo com todos os artigos armazenados pela Página de Exportação do app. Depois desse dia, tudo será deletado pela Mozilla;
- A newsletter semanal Pocket Hits será rebatizada para “Ten Tabs” (Dez Abas, em tradução livre para o português) e seguirá funcionando, com curadoria humana da própria equipe do Firefox;
Alternativas para substituir o Pocket
O fim do Pocket deve deixar muitas pessoas órfãs de um aplicativo de utilização simples e focada em salvar notícias, artigos, postagens em redes sociais e outros links em geral para serem lidos depois. Felizmente, há outras ferramentas de funcionamento similar que podem ser a solução para quem busca desde já uma alternativa. A seguir, confira algumas delas.
1. Instapaper
O Instapaper nasceu em 2008 como um botão para salvar conteúdos da internet, mais tarde convertido em um aplicativo com versões web e para dispositivos móveis. A rede social Pinterest chegou a ser dona dele por alguns anos, mas em 2018 revendeu o serviço para uma nova empresa formada pelos próprios ex-funcionários da plataforma.
A ferramenta tem uma interface mais minimalista e com poucos recursos, além de algumas funções travadas por uma assinatura Premium. Ainda assim, pelo funcionamento básico, ele é um dos rivais mais parecidos com o Pocket.
2. Raindrop.io
O Raindrop.io é um serviço de armazenamento de links para qualquer utilidade, desde notícias até livros e músicas. Ele tem um sistema de backup dos conteúdos salvos, para você ter acesso a eles mesmo se os originais saírem do ar, além de proteger os dados com múltiplas camadas de segurança.

A plataforma é útil também para trabalhos em equipe, já que permite o acesso a uma coleção de links por várias pessoas em um formato colaborativo. Ele pode ser usado tanto gratuitamente quanto em um plano pago, que adiciona recursos de IA, aumenta o espaço de armazenamento de arquivos e permite a leitura offline.
3. PaperSpan
Outra alternativa de design simplificado, o PaperSpan é um serviço sem anúncios nem rastreadores e que não bloqueia recursos em uma versão paga. Fora salvar artigos, ele permite que você destaque trechos dos textos, tem filtros automátiocs de classificação por tema e pode enviar rapidamente conteúdos para o Kindle.
Além disso, ele traz algumas funções que ficaram famosas no próprio Pocket, como leitura offline e a possibilidade de ter uma versão em áudio dos artigos.
4. Readwise Reader
Quem busca um novo aplicativo mais completo pode encontrar uma solução no Readwise. Ele é um conjunto de ferramentas de leitura para vários ambientes, capaz de agregar páginas da internet, feeds RSS, pastas de PDF no computador e até vídeos do YouTube.
O app tem ainda função de destacar trechos importantes e integração com um chatbot de inteligência artificial (IA). Esse é um serviço pago, mas com um período de até dois meses para testes sem custos.
A Google está oferecendo mais de um ano grátis do Gemini Pro com várias IAs para estudantes. Ficou curioso? Então saiba como aproveitar neste artigo.
More Stories
Foco em Abby: Veja o que esperar de The Last of Us Temporada 3 na HBO Max
Afinal, os Vagalumes conseguiriam criar uma cura em The Last of Us com Ellie? Criador dá a resposta
Veja ordem cronológica da franquia DOOM até The Dark Ages