A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, enfrentou uma instabilidade na manhã deste sábado (24), afetando principalmente usuários brasileiros. Embora a plataforma carregasse parcialmente, os posts, timelines e perfis não eram exibidos, sendo substituídos por mensagens de erro que impediram a navegação normal.
A falha foi amplamente relatada por internautas nas redes sociais concorrentes, como o Threads, da Meta, onde diversos usuários buscaram confirmar se o problema era generalizado. Em pouco tempo, o volume de queixas colocou a plataforma entre os serviços mais reportados no Downdetector.

Queda não se limita ao Brasil
De acordo com dados do site Downdetector, que monitora a estabilidade de serviços online, o X registrou mais de 1,8 mil notificações de falhas por volta das 10h (horário de Brasília). As principais queixas foram relacionadas ao aplicativo móvel, dificuldade de login e conexão com o servidor.
A versão estadunidense do Downdetector também indicou uma alta nos relatos: foram quase 20 mil reclamações no mesmo período, o que sugere que a instabilidade não se restringiu ao Brasil. Ainda assim, a repercussão por aqui foi intensa, especialmente entre criadores de conteúdo e usuários que utilizam a rede social profissionalmente.
O que diz o X sobre a queda da rede social?
Até o momento da publicação desta matéria, a equipe responsável pela plataforma X não havia se manifestado oficialmente sobre a causa da instabilidade. Também não há previsão de normalização do serviço nem detalhes sobre possíveis manutenções ou falhas técnicas que possam ter provocado a pane.
Enquanto isso, os usuários seguem recorrendo a outras plataformas para se informar. O Threads, concorrente direto do X e operado pela equipe do Instagram, foi um dos principais canais onde as pessoas relataram os problemas e compartilharam prints da mensagem de erro exibida na rede.
O Bluesky, outro concorrente direto do Twitter, também se tornou refúgio para usuários que ficaram órfãos da rede social de Elon Musk neste sábado. Usuários dos Estados Unidos usaram o app para fazer piadas e reclamar da queda, indicando que outras instabilidades foram relatadas recentemente na antiga rede social do pássaro azul.
Elon Musk, dono do X, não comentou sobre o caso até agora.
More Stories
Pocket: app para salvar leituras do Mozilla vai morrer, confira 4 alternativas
Após 5 anos, Fortnite finalmente volta para a App Store dos EUA
O Agente Secreto vence melhor atuação e direção em Cannes, mas perde a Palma de Ouro