Cidades
Veículo está sendo estruturado para ser utilizado no recebimento de doações na Capital e interior
Por Maristela Brunetto | 27/05/2025 09:53

A Secretaria de Estado de Saúde adquiriu um ônibus que está sendo equipado para funcionar como unidade móvel de coleta de sangue em Campo Grande e no interior. A aquisição, por R$ 2.525 milhões, foi paga com recursos do Fundo Especial de Saúde e a pasta aproveitou uma coleta de preços feitas pela Secretaria do Rio Grande do Norte.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul adquiriu um ônibus de R$ 2,5 milhões para atuar como unidade móvel de coleta de sangue. O veículo, comprado da empresa Manupa, será adaptado e deve começar a operar no segundo semestre, ampliando os serviços do Hemosul em Campo Grande e no interior. A aquisição foi financiada pelo Fundo Especial de Saúde, utilizando uma cotação de preços da Secretaria do Rio Grande do Norte. O ônibus será utilizado para coletar sangue e amostras de candidatos à doação de medula óssea, suprindo a falta de um veículo específico para essas atividades. Anteriormente, o Hemosul possuía uma unidade móvel, que foi doada ao Centro de Controle de Zoonoses após anos de uso. Atualmente, a rede distribui cerca de 8,6 mil hemocomponentes mensais para hospitais da capital e do interior, contando com três unidades em Campo Grande e nove hemocentros em outras cidades.
O veículo deve passar a circular no segundo semestre. Ele foi comprado da empresa Manupa Comercio, Exportação, Importação de Equipamentos e Veículos Adaptados, com sede em São Paulo e unidades em vários estados, que está fazendo as adaptações.
Conforme a publicação do contrato, no Diário Oficial, ele será utilizado para coleta de sangue e de amostras de candidatos à doação de medula óssea. O Hemosul não tem outro veículo para essas atribuições. Havia uma unidade móvel, que acabou sendo doada ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) após longo período de uso.
A Rede Hemosul noticiou recentemente que distribui cerca de 8,6 mil hemocomponentes por mês para hospitais da Capital e interior, após a coleta, exames laboratoriais para atestar a qualidade e armazenamento. Além de três unidades em Campo Grande, há nove hemocentros no interior, como em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Paranaíba.
More Stories
Alerta! Cuidado com sites falsos vendendo ingressos para Brasil x Paraguai
Servidores de MS receberão salários na segunda-feira, 2 de junho
PF prende traficantes que usavam aeronaves para transportar drogas em SP e MS