A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados. Saiba quais orientações devem ser seguidas ao contrair a doença.
Ao perceber os sintomas, é fundamental a busca por orientação médica para dar início ao tratamento o quanto antes. Além disso, a notificação dos casos é importante para o controle da transmissão pelas autoridades.
O tratamento da gripe aviária em humanos é feito com o uso de medicamento antiviral, o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral pode reduzir a duração dos sintomas e o agravamento da doença, e é recomendado por um período mínimo de cinco dias.
Hidratação e repouso também são essenciais durante a recuperação — além de prevenção das formas de transmissão como, por exemplo, com o isolamento do paciente.
More Stories
Flamengo x Botafogo-PB: horário e onde assistir ao jogo da Copa do Brasil
Lula apresenta ao Congresso medida para isentar conta de luz de mais pobres
Tiroteio deixa cinco feridos nas proximidades da Arena do Grêmio