Lançada em abril deste ano, A Garota Roubada é uma série disponível na Disney+ que aos poucos foi conquistando cada vez mais audiência no streaming. Uma produção original da Freeform, ela conta a história desesperadora de uma garota que desaparece após visitar a casa de uma colega de escola.
Isso resulta em uma investigação policial que, conforme vai avançando, revela detalhes sobre diversos personagens — a produção inclusive explora a possibilidade de que a própria mãe da jovem Lucia esteja envolvida de alguma forma com seu desaparecimento. Com 5 episódios disponíveis, a trama é bastante angustiante e traz reviravoltas que prendem o público do começo ao fim.
A Garota Roubada é baseada em uma história real
https://www.youtube.com/watch?v=MPZOU0YRhSY
A Garota Roubada é uma adaptação televisiva do livro Playdate, publicado em 2020 pelo autor norueguês Alex Dahl. Ela é uma romantização da história real de Maureen Dabbagh — apresentada na série como Elisa Blix (Denise Gough) —, cuja filha foi raptada nos anos 1990 e enviada para o Oriente Médio.
- Vivendo nos Estados Unidos, Maureen compartilhava a guarda da jovem Nadia com seu ex-marido, de descendência síria;
- Em uma visita, ele levou a garota para fora do país e desapareceu sem deixar rastros;
- Como a Síria não tem acordo de extradição com os Estados Unidos, Maureen ficou sem meios legais de recuperar sua filha;
- Nos 17 anos seguintes, ela recorreu a investigadores privados, plataformas sociais e à mídia para contar seu caso e tentar reaver Nadia;
- Maureen também recorreu a ex-membros do exército, espiões e caçadores de recompensa especializados em recuperar crianças raptadas;
- Incapaz de pagar por um profissional, Maureen decidiu ela mesma virar uma especialista em resgate de crianças.
Segundo uma reportagem do Arizona Daily Star, muitos dos detalhes da história de Maureen até hoje não são exatamente claros. Isso porque alguns dos caminhos que ela foi forçada a tomar para reencontrar Nadia não são exatamente legais, e muitos dos contatos que ela estabeleceu envolvem figuras relacionadas a agências como a CIA.
Apesar de traumática, a história teve um final feliz e, após mais de uma década separadas, Maureen e Nadia conseguiram se reencontrar. Até hoje a mulher trabalha ajudando outras vítimas de raptos parentais, ensina como lidar com casos do tipo e escreveu o livro ‘Parental Kidnapping in America: An Historical and Cultural Analysis’, que virou referência na área.
Série adapta história real de maneira bastante livre
Apesar de ser baseada em uma história real, A Garota Roubada não segue muito exatamente o que realmente aconteceu com Maureen. Na trama, a jovem Lucia Blix (Beatrice Cohen) não é raptada por seu próprio pai, mas sim por Holliday Grainger (Rebecca Walsh), mãe de uma colega da escola da garota com quem ela estabeleceu uma grande amizade.
A produção do Disney+ também traz uma trama mais complexa, no qual o marido de Elisa está envolvido em casos suspeitos e há diversos personagens adicionais. Em outras palavras, os acontecimentos da vida real servem somente como base para uma trama que se distancia bastante do drama que começou nos anos 1990.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
More Stories
Live-Action de Lilo & Stitch faz mudança polêmica em relação ao original! Entenda final do filme
Veja lista de filmes vencedores da Palma de Ouro e outros prêmios no Festival de Cannes 2025
10 filmes e séries bombando nos streamings neste final de semana