25 de maio de 2025

Após 5 anos, Fortnite finalmente volta para a App Store dos EUA

Fortnite está oficialmente de volta à App Store dos Estados Unidos desde a última terça-feira (20), marcando o fim de uma batalha judicial que durou quase cinco anos entre a Epic Games e a Apple. O retorno representa uma vitória significativa da desenvolvedora contra as políticas restritivas da Maçã.

O jogo foi reenviado para a loja em 9 de maio deste ano, utilizando a conta europeia da Epic Games — uma medida necessária, já que a conta norte-americana da empresa segue banida desde 2020 por violar os termos da App Store.

Relembre a disputa Epic Games x Apple

Fortnite foi removido da App Store em agosto de 2020, após a Epic Games implementar um sistema de pagamento próprio no aplicativo, violando as diretrizes da Apple. A ação foi intencional: a empresa já havia preparado uma campanha de protesto, com direito a vídeo parodiando o icônico comercial “1984” da Apple — exibido dentro e fora do jogo.

A crítica principal era a taxa de 30% de comissão exigida pela Apple em todas as compras realizadas via aplicativos. Na época, não havia como burlar o sistema de pagamentos da Apple, sob risco de banimento do app — exatamente o que aconteceu com Fortnite.

Após anos de litígio — acompanhado de perto aqui no TecMundo —, a Justiça determinou que a Apple deveria permitir métodos alternativos de pagamento em seu ecossistema.

Fortnite volta aos iPhones nos EUA

Na semana passada, a Epic Games acusou a Apple de impedir novamente o lançamento de Fortnite na App Store, o que também atrapalhava a publicação do app em lojas alternativas na Europa. A Apple teria exigido que a desenvolvedora reenviassse o app sem incluir a loja norte-americana para evitar bloqueios.

A Epic, então, acionou a Justiça mais uma vez. O juiz responsável determinou que a Apple resolvesse o impasse imediatamente, sob pena de nova audiência com o funcionário encarregado pelo cumprimento da ordem judicial.

Na terça-feira, a Apple cumpriu a decisão, e Fortnite foi republicado na App Store norte-americana.

Agora, o jogo pode ser baixado por usuários de iPhone nos EUA e na União Europeia, onde a Apple também foi forçada a flexibilizar suas regras anticompetitivas. Para incentivar o uso de meios alternativos de pagamento, a Epic está oferecendo 20% de bônus no programa Epic Rewards para quem fizer compras dentro do jogo com o método nativo.

No Brasil, Fortnite ainda não está disponível na App Store. Por enquanto, a versão mobile do battle royale segue exclusiva para dispositivos Android.

Quer saber mais sobre os bastidores do mundo dos games e as reviravoltas da indústria tech? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das atualizações mais importantes!

Source link

About The Author