
O tradicional carnaval de Duesseldorf, na Alemanha, chamou a atenção pela sátira a políticos de extrema-direita. Um carro alegórico desfilou pelas ruas ontem, dia conhecido por lá na folia como Segunda-feira das Rosas, retratando o empresário Elon Musk, agora chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, criado pelo presidente Donald Trump. O dono do X aparece numa versão de Napoleão Bonaparte e com uma fralda que leva a sigla do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita apoiado por ele.
O boneco, criado pelo artista Jacques Tilly, também carrega uma bandeira dos EUA em formato de suástica e um megafone com a logo do X, de onde saem fezes. A alegoria é completada por um médico que tenta vestir Musk com uma camisa de força.
O ex-presidente Jair Bolsonaro já foi alvo, em 2020, do desfile na Alemanha. Mas, este ano, além de Musk, teve o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sendo criticado em vários carros. Num deles, Putin está numa banheira de sangue. Em outro, ele e Trump aparecem como “Hitler e Stalin pacto 2.0”, esmagando com as mãos o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
More Stories
Reunião do Brics no Rio termina sem declaração con…
Conclave perde segundo cardeal por motivo de saúde…
Premiê do Canadá, Mark Carney vence eleições e man…