Em um novo passo de uma disputa comercial que não para de avançar, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira, 13, impor uma pesada tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias. A medida seria uma resposta à taxa de 50% impostas pela União Europeia sobre whiskey americano, por sua vez já uma represália pelas taxas americanas sobre aço e alumínio.
“Se esta Tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma Tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE e PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE””, disse Trump em publicação nas redes sociais. “Isso será ótimo para os negócios de Vinho e Champanhe nos EUA”.
A declaração de Trump, na prática, mostra como, em menos de 48 horas, guerras comerciais podem se acelerar, depois que as tarifas de 25% sobre alumínio e aço entraram em vigor, na manhã de quarta-feira. A resposta proposta pelo bloco europeu inclui tarifas sobre 28 bilhões de dólares em produtos americanos, incluindo barcos, whiskey e motocicletas.
“As contramedidas que tomamos hoje são fortes, mas proporcionais. Como os Estados Unidos estão aplicando tarifas no valor de 28 bilhões de dólares, estamos respondendo com contramedidas, afirmou a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “A UE deve agir para proteger seus consumidores e empresas”.
A executiva, no entanto, disse que o bloco continua aberto a negociações e que não considera tarifas mais altas como interesse de ninguém. “Acreditamos firmemente que, em um mundo repleto de incertezas geoeconômicas e políticas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar nossas economias com tais tarifas. Estamos prontos para nos engajar em um diálogo significativo.”
Trump chamou a UE de “uma das autoridades de tributação e tarifação mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos”.
More Stories
Reunião do Brics no Rio termina sem declaração con…
Conclave perde segundo cardeal por motivo de saúde…
Premiê do Canadá, Mark Carney vence eleições e man…