30 de abril de 2025

Em comício, Trump exalta 100 dias, apesar de repro…

Em comício realizado na noite desta terça-feira, 29, em Warren, Michigan, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exaltou o que chama de “os 100 dias mais bem-sucedidos de qualquer governo na história do nosso país”.

No comício, o presidente Donald Trump repisou os temas centrais de sua retórica: ataques a adversários políticos, vitimização diante da esquerda e autoconfiança em sua agenda. Desta vez, porém, demonstrou especial entusiasmo ao destacar que seus críticos não conseguiram barrar suas ações no segundo mandato.

Ele se mostrou particularmente orgulhoso do uso agressivo do poder executivo para enxugar a força de trabalho federal — uma das medidas mais disruptivas de seus primeiros 100 dias — ao eliminar o que chamou de “burocratas incompetentes e desnecessários do estado profundo”.

O otimismo de Trump contrasta com os números divulgados por uma série de pesquisas de opinião nesta semana, que revelam ampla desaprovação de seu desempenho, especialmente na área econômica — afetada por uma política comercial marcada pela imposição caótica de tarifas a diversos países, com exceção da Rússia.

Segundo levantamento da NPR/PBS News/Marist publicado na segunda-feira, 28, 45% dos entrevistados reprovam a atuação de Trump como presidente.

Continua após a publicidade

Entre os eleitores independentes, metade avaliou sua gestão com a nota mais baixa. Entre os republicanos, uma pequena maioria considerou o desempenho digno de nota máxima.

Durante o comício, Trump intensificou seus ataques ao Judiciário, adotando a retórica incendiária usada por aliados próximos para criticar juízes federais que bloquearam decretos presidenciais considerados ilegais ou inconstitucionais.

Em seus discursos, Trump tem chamado esses magistrados de “comunistas” e os acusa de tentar usurpar o poder legítimo do Executivo. “Os juízes estão tentando tirar o poder dado ao presidente”, afirmou.

Continua após a publicidade

Trump também usou o comício para lançar torpedos contra o Partido Democrata, em especial os membros que organizaram manifestações antigoverno ou que defendem seu impeachment.

“Essas pessoas enlouqueceram completamente. E sabe de uma coisa? Perderam totalmente a confiança”, afirmou ele.

Trump também fez críticas direcionadas ao senador Bernie Sanders e à deputada Alexandria Ocasio-Cortez, ambos líderes de protestos significativos contra sua administração.

Continua após a publicidade

O presidente também elevou o tom contra imigrantes, retratando-os como “monstros” e criminosos perigosos. Ele repetiu a exibição de vídeos com forte apelo visual, exaltando as ações rígidas de seu governo para restringir a imigração.

“O Partido Democrata radical está correndo em defesa de alguns dos selvagens mais violentos da face da Terra”, declarou Trump, reforçando sua linha dura e polarizadora sobre o tema.

Source link

About The Author