O Federal Reserve (Fed) manteve a taxa de juros, conforme ata divulgada no meio da tarde desta quarta-feira (7). Assim, em linha com as expectativas do mercado, o Fed decidiu manter a taxa básica de juros no intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano, reafirmando que novas decisões dependerão da análise de dados futuros e do balanço de riscos.
Além disso, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) informou que continuará reduzindo seus ativos, como títulos do Tesouro e papéis lastreados em hipotecas.
O Fed também deixou claro que está disposto a ajustar sua política monetária, caso surjam riscos que impeçam o cumprimento de seus objetivos. Para isso, a instituição continuará monitorando os indicadores econômicos, como o comportamento do mercado de trabalho, as expectativas de inflação e o cenário financeiro global.
A decisão foi unânime e contou com os votos do presidente do Fed, Jerome Powell, e dos demais membros do Comitê.
Apesar das oscilações nas exportações líquidas, os dados mais recentes indicam que a economia dos Estados Unidos continua em ritmo sólido de crescimento, segundo a ata da mais recente reunião do Comitê (FOMC), divulgada nesta quarta-feira.
Desemprego estável, inflação alta
O documento ressalta que a taxa de desemprego se manteve estável em níveis baixos nos últimos meses, e o mercado de trabalho segue robusto.
No entanto, a inflação continua acima da meta e a incerteza sobre os rumos da economia aumentou.
“O Comitê está atento aos riscos em ambos os lados de seu duplo mandato e avalia que os riscos de uma alta no desemprego e na inflação aumentaram”, destaca o texto. A meta do Fed é alcançar o “máximo emprego” e uma inflação anual de 2% no longo prazo.
More Stories
Trump anuncia acordo comercial com Reino Unido e anima mercados internacionais
Gol faz acordo com último credor para apoio a plano de recuperação
A bagunça financeira do Vaticano que o Papa Francisco não conseguiu resolver