8 de maio de 2025

Apesar da seca, MS registra aumento de 5% na produtividade da soja – Lado Rural

Apesar da seca, MS registra aumento de 5% na produtividade da soja
Maquinário faz a colheita da soja em plantio sul-mato-grossense. (Foto: Arquivo/Aprosoja)

A produção estimada de soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso do Sul aumentou de 13,9 para 14,686 milhões de toneladas, segundo levantamento da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). O relatório foi divulgado nesta quarta-feira (7), com base na amostragem de 10,7% da área plantada, que totaliza aproximadamente 4,49 milhões de hectares em todo o estado.

Conforme o balanço parcial, o avanço nos números foi causado pela atualização da produtividade, que passou de 51,7 para 54,4 sacas por hectare.

A colheita atingiu, até 2 de maio, 99,8% da área monitorada, com a região sul registrando 99,9%, a centro com 99,8% e a norte com 99,7%. Apesar do avanço na colheita, cerca de 2,3 milhões de hectares sofreram com estresse hídrico, afetando 52% das lavouras. As áreas mais prejudicadas foram as semeadas entre setembro e meados de outubro, devido à redução das chuvas entre dezembro e janeiro.

O novo número representa aumento de 18,9% na produção em comparação com o ciclo anterior. A produtividade atual está 5% acima da média inicial prevista. Os dados ainda não são definitivos, já que a coleta continua com meta de cobrir ao menos 30% da área total plantada. Na safra passada, foram amostradas mais de mil propriedades, com alguns municípios atingindo quase 100% de cobertura.

A estimativa é que a área total de soja nesta safra tenha crescido 6,8% em relação ao ciclo 2023/2024, alcançando 4,5 milhões de hectares. A confirmação oficial será feita após o encerramento da colheita, com base em dados de sensoriamento remoto.

As condições climáticas atuais no estado seguem estáveis, com predomínio de sol, poucas nuvens e temperaturas entre 31 °C e 35 °C. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 45%, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Source link

About The Author