
O primeiro dia do conclave terminou sem a escolha de um novo papa. Como era esperado, a chaminé da Capela Sistina soltou fumaça preta na tarde desta quarta-feira, 7. Com isso, o processo segue nesta quinta-feira, com até quatro rodadas de votação — e novas chances de fumaça branca.
Segundo o cronograma divulgado pelo Vaticano, a primeira votação do dia acontece por volta das 5h30 (horário de Brasília), seguida de uma segunda às 7h. A terceira está prevista para as 12h30, e a quarta, para as 14h. Só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 5h30 ou 7h, ou às 12h30 ou 14h.
Desde a adoção do modelo atual de conclave, nenhum papa foi eleito na primeira rodada. Por isso, a fumaça preta nesta quarta era considerada quase certa. O que aumenta agora é a expectativa por uma decisão nos próximos dois dias.
Se não houver escolha até o terceiro dia, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão. A medida busca dar aos cardeais tempo para redirecionar as negociações e buscar consenso.
Para ser eleito, o candidato precisa de pelo menos 89 votos. A condução do conclave está nas mãos do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, que preside a sessão no lugar do decano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
More Stories
Trump anuncia acordo comercial ‘completo e abrange…
AO VIVO: acompanhe o segundo dia do conclave que e…
Putin e Xi trocam afagos no Kremlin e se apresenta…