8 de maio de 2025

Aniversário de Anastácio, Iguatemi e Terenos – MS

Anastácio e Iguatemi celebram 60 anos de emancipação e Terenos festeja 72 anos com rodeio e shows

Terenos, Anastácio e Iguatemi comemoram aniversário de emancipação
Nome foi escolhido em homenagem ao primeiro morador oficial, o italiano Vicente Anastácio (Foto: Reprodução)

Anastacienses, iguatemienses e terenenses estão em festa hoje, pois dia 8 de maio é o aniversário de emancipação de Anastácio, Iguatemi e Terenos. A data marca momentos históricos de desenvolvimento e importância para Mato Grosso do Sul, Anastácio e Iguatemi completam 60 anos e Terenos celebra 72 anos com Rodeio Show 2025.

Anastácio, Iguatemi e Terenos, em Mato Grosso do Sul, comemoram aniversário de emancipação política. Anastácio e Iguatemi celebram 60 anos, enquanto Terenos completa 72 anos com festa, rodeio e shows. As três cidades têm origens ligadas à colonização e desenvolvimento da região. Anastácio surgiu com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, emancipando-se de Aquidauana em 1964. Iguatemi, originária de uma colônia militar, desmembrou-se de Amambai em 1963. Terenos, inicialmente habitada pelos indígenas Terena, desenvolveu-se com a chegada da ferrovia e a criação de uma colônia agrícola, tornando-se município em 1953. Terenos celebra a data com rodeio, shows e inaugurações de obras públicas.

O município de Anastácio foi criado pela Lei Estadual nº 2.143, de 18 de março de 1964, sua história está intimamente ligada à de Aquidauana. Em 15 de agosto de 1892, fundou-se oficialmente Aquidauana, com o primeiro núcleo de desenvolvimento situado à margem esquerda do rio de mesmo nome, em terras da Fazenda Santa Maria. Com o tempo, a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil transferiu o centro da povoação para a margem direita do rio, onde surgiu o núcleo que viria a se tornar Anastácio.

O movimento pela emancipação ganhou força na década de 1950, com destaque para os esforços de Almiro Flores Nogueira e David Medeiros Sobrinho. A luta culminou na elevação à categoria de município pela Lei nº 2.143, de 18 de março de 1964. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1965, e o nome foi escolhido em homenagem ao primeiro morador oficial, o italiano Vicente Anastácio.

Terenos, Anastácio e Iguatemi comemoram aniversário de emancipação
Criação do município de Iguatemi ocorreu em 11 de novembro de 1963, desmembrado de Amambai (foto: João Paulo Ramos)

Iguatemi também celebra 60 anos de história, seu povoamento teve início com a Colônia Militar de Iguatemi, estabelecida por volta de 1909. Após a destruição da colônia por forças espanholas comandadas por D. Agostinho Fernandes de Pinedo, iniciou-se a reconstrução da povoação por Francisco Fernandes Filho, Miguel Severo do Nascimento Gonçalves, entre outros.

Posteriormente, em 31 de julho de 1954, foi transferido para o município de Amambai. A criação do município de Iguatemi ocorreu pela Lei Estadual nº 1.951, de 11 de novembro de 1963, desmembrado de Amambai. A instalação oficial se deu em 8 de maio de 1965, com a posse do primeiro prefeito eleito, Waloszek Konrad.

Terenos, Anastácio e Iguatemi comemoram aniversário de emancipação
ocupação da área que hoje constitui a cidade de Terenos, até então habitada pela tribo indígena “Terena”

Terenos comemora hoje seu 72º aniversário com uma programação especial que combina festa popular e investimentos públicos. A festividade inclui rodeios, shows e o tradicional desfile cívico, além da entrega de 31 obras e lançamento de novos projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

O Rodeio Show 2025 de Terenos anima o aniversário com Edson Canela  e Mensageiros d’Oeste, na sexta-feira (9) é a vez de Fabio e Junior e Luiza Martins. Para encerrar as festividades deste sábado (10) é Lucca e Biel e João Gustavo e Murilo. O evento acontece no Jardim do Cerrado, a partir das 19h.

A ocupação da área que hoje constitui a cidade de Terenos, até então habitada pela tribo indígena do mesmo nome, deu-se com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Em 6 de setembro de 1914, foi inaugurada a estação ferroviária e telegráfica de Terenos, marcando o início do povoamento da região.

Em 8 de maio de 1924, foi instalada pelo Governo do Estado, em convênio com a municipalidade de Campo Grande, a Colônia Agrícola de Terenos (atualmente Colônia Velha), com a finalidade de assentar famílias de agricultores. A Colônia teve sucesso, alcançando uma população de 454 pessoas e uma área cultivada de 381 hectares em dois anos. Posteriormente, em 11 de dezembro de 1953, o distrito de Terenos foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 674, desmembrado de Campo Grande. A instalação oficial ocorreu em 10 de janeiro de 1954. Em 1977, Terenos passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Source link

About The Author