Anastácio e Iguatemi celebram 60 anos de emancipação e Terenos festeja 72 anos com rodeio e shows

Anastacienses, iguatemienses e terenenses estão em festa hoje, pois dia 8 de maio é o aniversário de emancipação de Anastácio, Iguatemi e Terenos. A data marca momentos históricos de desenvolvimento e importância para Mato Grosso do Sul, Anastácio e Iguatemi completam 60 anos e Terenos celebra 72 anos com Rodeio Show 2025.
Anastácio, Iguatemi e Terenos, em Mato Grosso do Sul, comemoram aniversário de emancipação política. Anastácio e Iguatemi celebram 60 anos, enquanto Terenos completa 72 anos com festa, rodeio e shows. As três cidades têm origens ligadas à colonização e desenvolvimento da região. Anastácio surgiu com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, emancipando-se de Aquidauana em 1964. Iguatemi, originária de uma colônia militar, desmembrou-se de Amambai em 1963. Terenos, inicialmente habitada pelos indígenas Terena, desenvolveu-se com a chegada da ferrovia e a criação de uma colônia agrícola, tornando-se município em 1953. Terenos celebra a data com rodeio, shows e inaugurações de obras públicas.
O município de Anastácio foi criado pela Lei Estadual nº 2.143, de 18 de março de 1964, sua história está intimamente ligada à de Aquidauana. Em 15 de agosto de 1892, fundou-se oficialmente Aquidauana, com o primeiro núcleo de desenvolvimento situado à margem esquerda do rio de mesmo nome, em terras da Fazenda Santa Maria. Com o tempo, a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil transferiu o centro da povoação para a margem direita do rio, onde surgiu o núcleo que viria a se tornar Anastácio.
O movimento pela emancipação ganhou força na década de 1950, com destaque para os esforços de Almiro Flores Nogueira e David Medeiros Sobrinho. A luta culminou na elevação à categoria de município pela Lei nº 2.143, de 18 de março de 1964. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1965, e o nome foi escolhido em homenagem ao primeiro morador oficial, o italiano Vicente Anastácio.

Iguatemi também celebra 60 anos de história, seu povoamento teve início com a Colônia Militar de Iguatemi, estabelecida por volta de 1909. Após a destruição da colônia por forças espanholas comandadas por D. Agostinho Fernandes de Pinedo, iniciou-se a reconstrução da povoação por Francisco Fernandes Filho, Miguel Severo do Nascimento Gonçalves, entre outros.
Posteriormente, em 31 de julho de 1954, foi transferido para o município de Amambai. A criação do município de Iguatemi ocorreu pela Lei Estadual nº 1.951, de 11 de novembro de 1963, desmembrado de Amambai. A instalação oficial se deu em 8 de maio de 1965, com a posse do primeiro prefeito eleito, Waloszek Konrad.

Terenos comemora hoje seu 72º aniversário com uma programação especial que combina festa popular e investimentos públicos. A festividade inclui rodeios, shows e o tradicional desfile cívico, além da entrega de 31 obras e lançamento de novos projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
O Rodeio Show 2025 de Terenos anima o aniversário com Edson Canela e Mensageiros d’Oeste, na sexta-feira (9) é a vez de Fabio e Junior e Luiza Martins. Para encerrar as festividades deste sábado (10) é Lucca e Biel e João Gustavo e Murilo. O evento acontece no Jardim do Cerrado, a partir das 19h.
A ocupação da área que hoje constitui a cidade de Terenos, até então habitada pela tribo indígena do mesmo nome, deu-se com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Em 6 de setembro de 1914, foi inaugurada a estação ferroviária e telegráfica de Terenos, marcando o início do povoamento da região.
Em 8 de maio de 1924, foi instalada pelo Governo do Estado, em convênio com a municipalidade de Campo Grande, a Colônia Agrícola de Terenos (atualmente Colônia Velha), com a finalidade de assentar famílias de agricultores. A Colônia teve sucesso, alcançando uma população de 454 pessoas e uma área cultivada de 381 hectares em dois anos. Posteriormente, em 11 de dezembro de 1953, o distrito de Terenos foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 674, desmembrado de Campo Grande. A instalação oficial ocorreu em 10 de janeiro de 1954. Em 1977, Terenos passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
More Stories
Fazendeira investigada pela PF tem histórico de crime ambiental no Pantanal
Chuvas de abril elevam expectativa de safra recorde de milho em 2025
Crianças são resgatadas de cárcere privado em Maracaju nessa quinta, 8 de maio