Ainda não habemus papam. As duas primeiras votações no conclave nesta quinta-feira, 8, terminaram com fumaça preta, ou seja, sem a definição de quem será o novo papa. Os 133 cardeais com direito a voto se reuniram na Capela Sistina, no Vaticano, e realizaram dois escrutínios. Havia possibilidade de fumaça branca sair às 5h30, no horário de Brasília, ou às 7h, também no horário de Brasília, independente da cor da fumaça. Foi o que aconteceu. Pouco antes do horário previsto, saiu da chaminé novamente a fumaça preta, assim como havia acontecido no primeiro dia de votação, na quarta 7.
Segundo o cronograma divulgado pelo Vaticano, a terceira votação do dia está prevista para as 12h30, e a quarta, para as 14h. Só há previsão de uma fumaça por turno de votação, o que significa que ela pode aparecer por volta das das 12h30 (apenas se for branca) ou 14h (independente do resultado). Se não houver escolha até o terceiro dia, isto é, na sexta-feira, 9, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão. A medida busca dar aos cardeais tempo para redirecionar as negociações e buscar consenso.
Para ser eleito como sucessor de Francisco, o candidato precisa de pelo menos 89 votos, o que significa o apoio de dois terços dos votantes. A condução do conclave está nas mãos do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé e um dos fortes candidatos a ser o novo Santo Padre. Ele preside a sessão no lugar do decano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
More Stories
O cardeal favorito a ser eleito papa, segundo casa…
O que cardeais comem no conclave? Nada onde caibam…
Trump anuncia acordo comercial ‘completo e abrange…