8 de maio de 2025

Trump anuncia acordo comercial ‘completo e abrange…

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, confirmou nesta quinta-feira, 8, que fará um acordo comercial “completo e abrangente” com o Reino Unido. É o primeiro pacto do tipo para o governo americano desde a imposição de tarifas abrangentes contra parceiros comerciais no mês passado.

“O acordo com o Reino Unido é completo e abrangente e consolidará o relacionamento entre os Estados Unidos e o Reino Unido por muitos anos. Devido à nossa longa história e lealdade, é uma grande honra ter o Reino Unido como nosso PRIMEIRO anunciante. Muitos outros acordos, que estão em estágios avançados de negociação, virão!”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth.

Os detalhes não ficaram claros. Não houve comentários da da embaixada britânica em Washington sobre sua estrutura, nem se haveria mais negociações. Trump deve anunciar o tratado formalmente no Salão Oval, às 10h locais (11h em Brasília), embora o presidente não tenha autoridade unilateral para firmar acordos comerciais e precisa obter a aprovação do Congresso.

Negociações

Os Estados Unidos estão em negociações com o Reino Unido há semanas, discutindo a redução de tarifas britânicas sobre carros e produtos agrícolas americanos, bem como a redução de impostos britânicos sobre empresas de tecnologia americanas, segundo o jornal britânico The Guardian. Londres visa, por sua vez, um alívio nas tarifas sobre uma gama restrita de setores.

Keir Starmer, o primeiro-ministro do Reino Unido, descartou a redução dos padrões de produção de alimentos para permitir o aumento das importações de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Autoridades do país também preveem a assinatura de um acordo separado com a União Europeia, que provavelmente alinhará os padrões britânicos aos do bloco do qual se divorciou oficialmente em 2020, com o Brexit.

Continua após a publicidade

Uma equipe de negociadores britânicos de alto escalão desembarcou em Washington na quarta-feira 7. Autoridades do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido tentam finalizar o acordo antes de uma cúpula entre o Reino Unido e a União Europeia, marcada para 19 de maio.

Um rascunho do acordo, entregue a Washington há uma semana, reduziria as tarifas sobre as exportações britânicas de aço, alumínio e automóveis, em troca de uma alíquota menor sobre serviços digitais americanos, que algumas grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos são obrigadas a pagar.

O governo Trump impôs tarifas pesadas a diversos parceiros comerciais em 2 de abril – no que o presidente apelidou de “Dia da Libertação” – antes de reverter parcialmente a situação após uma forte queda nos mercados de ações e, posteriormente, de títulos dos Estados Unidos.

O Reino Unido não foi atingido por tarifas recíprocas, uma vez que os Estados Unidos têm um superávit na parceria comercial. Mas Londres foi afetada, como todos os países do mundo, pela taxa base de 10% e pela de 25% sobre aço, alumínio e automóveis.

Source link

About The Author