A princesa Kako, do Japão, visitará o Brasil em junho para marcar o 130º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, anunciou a embaixada japonesa nesta sexta-feira, 9. A viagem, que contará com uma escala nos Estados Unidos, terá início no dia 4 e se estenderá até 17 de junho. Ela passará por cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasília e Rio de Janeiro.
Trata-se da quarta viagem da princesa ao exterior. Em Brasília, ela se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prestou uma visita de Estado ao Japão em março. Por lá, Kako também participará de uma cerimônia e almoço para celebrar o aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos.
O Brasil abriga a maior população nipodescendente fora do Japão, com cerca de 2 milhões de pessoas, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 200 mil pessoas.
+ Com maior queda na história, população do Japão encolhe pelo 14º ano consecutivo
Relações Japão-Brasil
Em março, Lula chegou ao país asiático acompanhado dos presidentes da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidentes das respectivas casas legislativa, também integram a comitiva de parlamentares e ministros. A viagem foi planejada para ampliar parcerias comerciais na Ásia.
“O objetivo da visita é dar impulso a setores prioritários, além de novos setores na relação. A gente tem como base essa boa relação de vínculos humanos, econômicos, mas queremos avançar. Uma das nossas expectativas é a abertura do mercado japonês para produtos brasileiros, especialmente carne bovina e suína in natura”, destacou o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, no anúncio.
Em Tóquio, o petista destacou que “é imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”. O presidente lembrou ainda um discurso do Imperador Naruhito, na condição de príncipe-herdeiro, quando esteve em Brasília em 2018. Na ocasião, ele fez um apelo à comunidade internacional para priorizar o fornecimento sustentável de água e saneamento.
“Suas preocupações não poderiam ser mais atuais e relevantes. Como país que abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, o Brasil está comprometido com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social. Contamos com o firme engajamento do Japão na COP30, em Belém do Pará”, afirmou Lula.
More Stories
Papa Leão XIV faz 1ª reunião com cardeais e sinali…
México processa Google por alterar nome do Golfo d…
Cardeais brasileiros destacam temas sensíveis e ex…