O primeiro discurso de Leão XIV ao Colégio Cardinalício neste sábado oferece pistas sobre as prioridades e o tom que devem marcar seu papado: continuidade com a tradição recente, especialmente a de Francisco, abertura ao diálogo com o mundo moderno e atenção aos impactos da tecnologia. O papa citou o desafio social global que se impõe com o avanço da inteligência artificial. Neste sábado, além da reunião com cardeais, o papa visitou a cidade de Genazzano e também esteve no túmulo do papa Francisco, em Roma.
Ao justificar a escolha do nome Leão, o novo pontífice citou Leão XIII e sua encíclica Rerum novarum, marco da doutrina social da Igreja diante da Revolução Industrial. Ele firmou que hoje a Igreja é chamada a responder “a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial”, colocando no centro do debate “a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”. Colocando a IA como um desafio global que exige posicionamento ético, Leão XIV dá sinais de que está conectado com o mundo moderno e as transformações.
Segundo o papa Leão XIV, a continuidade pastoral com o legado de Francisco está enraizada na tradição do Concílio Vaticano II, mas com os olhos voltados para os desafios do presente. Reforçou temas caros a Francisco como missão, piedade popular, inclusão dos marginalizados.
Papa também fez uma visita surpresa a igreja em Genazzano
Na tarde deste sábado, pouco depois das 16h, o Papa Leão XIV fez uma visita privada ao Santuário da Mãe do Bom Conselho, localizado na cidade de Genazzano. Esse santuário é um local de devoção à Virgem Maria e é cuidado pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho. O lugar abriga uma imagem antiga e venerada da Virgem Maria, conhecida como “Mãe do Bom Conselho”, que tem grande importância para os agostinianos.
A visita reuniu centenas de pessoas na praça em frente ao Santuário, o papa entrou na igreja, onde cumprimentou os religiosos e parou para rezar, primeiro em frente ao altar e depois diante da imagem da Virgem, onde com os presentes recitou a oração de João Paulo II à Mãe do Bom Conselho.
No final, depois de recitar a Ave Maria e cantar a Salve Regina, o papa dirigiu-se aos presentes na igreja, saudando-os e também que estava do lado de fora: “Eu queria muito vir aqui nestes primeiros dias do novo Ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”. O papa se lembrou da visita que fez depois da sua eleição como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, e a escolha de “oferecer a sua vida à Igreja”, e reiterou a sua “confiança na Mãe do Bom Conselho”.
No fim da visita, o Papa apareceu na entrada da Basílica, acenou para as pessoas e falou um pouco com elas. Ele disse que estava muito feliz por ter ido rezar para a Mãe do Bom Conselho, que é um presente muito especial para o povo de Genazzano. No caminho de volta ao Vaticano, o Papa Leão XIV chegou a Santa Maria Maggiore, onde parou para rezar diante do túmulo do Papa Francisco e do ícone da Virgem, Salus Populi Romani.
(Com a colaboração de Cinthia Rodrigues, de Roma)
More Stories
Diante de 3 mil jornalistas, papa Leão XIV retoma…
Prisão violenta de brasileira nos EUA provoca prot…
Trump pode ganhar jato de luxo da família real do…