
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou neste domingo, 11, que vai reduzir numa taxa entre 30% e 80% o valor dos medicamentos e produtos farmacêuticos no país. Segundo Trump, a medida vai acarretar uma economia aos norte-americanos e significa “trazer justiça à America”.
O anúncio de Trump foi feito por meio da rede Truth Social. A formalização do ato acontecerá por meio da assinatura de uma ordem executiva prevista para acontecer na manhã desta segunda-feira, 12, na Casa Branca.
O objetivo do presidente norte-americano é igualar o preço dos medicamentos ao patamar pago por outros países de alta renda. Na publicação, Trump disse que os Estados Unidos pagam de cinco a dez vezes mais pelo mesmo produto farmacêutico.
“Instituirei uma política de nação mais favorecida, pela qual os Estados Unidos pagarão o mesmo preço que a nação que pagar o menor preço em qualquer lugar do mundo”, escreveu Trump.
Sem dar detalhes, ele disse que os preços serão reduzidos quase imediatamente e que a medida, somada a outras de sua gestão, vai significar uma economia de “trilhões de dólares” ao país.
Esta não é a primeira vez que Trump tenta vincular os preços dos medicamentos aos de outros países. Em seu primeiro mandato, a Justiça chegou a bloquear uma proposta de programa internacional de preços de referência.
De acordo com a agência Reuters, a proposta anterior significaria uma economia de mais de 85 bilhões de dólares aos contribuintes, além de um corte de gastos anual de mais de 400 bilhões de reais aos Estados Unidos.
More Stories
Diante de 3 mil jornalistas, papa Leão XIV retoma…
Prisão violenta de brasileira nos EUA provoca prot…
Trump pode ganhar jato de luxo da família real do…