
A Casa Branca está em negociações com o Catar para receber um jato de luxo, que pode ser usado como Air Force One, aeronave oficial do presidente. O governo catari afirmou que a transferência seria para “uso temporário”, não um presente, mas agências de notícias dos EUA indicam que a aeronave pode ser doada à biblioteca presidencial de Donald Trump após seu mandato. O avião, possivelmente um Boeing 747-8, descrito como um “palácio voador”, ainda precisa passar por adaptações e aprovações de segurança antes de entrar em serviço.
A possível doação levanta questões legais e éticas, mas a Casa Branca garante que seguirá todas as leis de transparência. “Qualquer presente dado por um governo estrangeiro é sempre aceito em total conformidade com todas as leis aplicáveis. O governo do presidente Trump está comprometido com a transparência total”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Atualmente, a frota presidencial americana opera com dois Boeing 747-200B, em uso desde os anos 1990. A família real do Catar oferece um modelo mais moderno, avaliado em US$400 milhões (cerca de R$2,3 bilhões), enquanto a Boeing, originalmente contratada para fornecer novas aeronaves, enfrenta atrasos. Em fevereiro, o republicano chegou a visitar a aeronave, que estava estacionada no aeroporto de Palm Beach, na Flórida.
A negociação ocorre às vésperas da visita de Trump ao país, marcando sua primeira grande viagem internacional no segundo mandato.
More Stories
Diante de 3 mil jornalistas, papa Leão XIV retoma…
Prisão violenta de brasileira nos EUA provoca prot…
Hamas anuncia libertação de refém israelense-ameri…