13 de maio de 2025

Vídeo: papa Leão XIV reabre apartamento papal no V…

O papa Leão XIV reabriu no domingo 11 o apartamento papal do Palácio Apostólico, no Vaticano, removendo os lacres que haviam sido colocados após a morte de Francisco em 21 de abril. As imagens da reabertura foram divulgadas pela Santa Sé nesta segunda-feira, 12.

O pontífice abriu as portas com uma chave e caminhou pelo local, após os selos que mantinham os aposentos fechados serem retirados por sediários pontifícios — membros da corte papal que atuam como “faz-tudo” no Vaticano.

A reabertura contou com a presença de altas autoridades do Vaticano, incluindo o arcebispo Leonardo Sapienza, prefeito da Casa Pontifícia, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o camerlengo Kevin Joseph Farrell, que atuou como líder da Igreja durante o período de “sede vacante”, enquanto um novo papa não era escolhido.

Continua após a publicidade

Ainda no domingo, Leão XIV realizou sua primeira bênção dominical no Vaticano desde sua eleição como pontífice, além de visitar a Capela Sistina. 

Residência do papa

O Palácio Apostólico, também conhecido como Palácio Papal ou Palácio do Vaticano, é a residência oficial do Santo Padre e abriga importantes espaços eclesiásticos, como os apartamentos papais, a Capela Sistina (onde ocorre o conclave), escritórios da Cúria Romana, a Biblioteca Apostólica e diversas salas cerimoniais.

Continua após a publicidade

O papa Francisco, no entanto, optou por viver na Casa Santa Marta, projetada inicialmente como uma hospedagem para visitantes e clérigos, em vez do tradicional e luxuoso Palácio Apostólico.

Continua após a publicidade

Leão XIV ainda não revelou onde vai morar durante seu papado. Não existe norma que obrigue o líder da Igreja Católica a viver no Palácio Apostólico, o que significa que ele poderá continuar na Casa Santa Marta ou retomar a tradição.

Source link

About The Author