O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica está em cuidados paliativos para confortá-lo na fase “terminal” de um câncer de esôfago, revelou sua mulher, a ex-vice-presidente Lucía Topolanski, à estação uruguaia Rádio Sarandí nesta segunda-feira, 12. Em janeiro, Mujica comunicou que a doença havia se espalhado pelo corpo e que não faria mais tratamento.
Topolanski disse que o marido “está no platô, está nas últimas” e definiu a situação como um “final anunciado”. Ela também informou que Mujica não votou nas eleições departamentais deste domingo, 11, explicando: “Íamos fazer um esforço para votar, mas a viagem de carro foi demais para ele, e o médico recomendou que ele não fosse”.
Ela destacou que a equipe médica de Mujica está “tentando fazer isso (reduzir a dor) acontecer da melhor forma possível” e que o político de 89 anos aceitará apenas as visitas que “quer receber”.
“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como Pepe, é meio impossível “, acrescentou ela.
+ ‘Ossos não aguentam nem ir à esquina’: com câncer, Pepe Mujica dá detalhes sobre saúde
Saúde deteriorada
Em março, Mujica compartilhou uma mensagem emocionante em apoio ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que enfrentava dificuldades em sua reforma trabalhista. Gravado em sua casa, em Rincón del Cerro, em Montevidéu, o veterano fez uma reflexão sobre seu estado de saúde, enquanto enfrenta o estágio terminal de um câncer de esôfago, com metástases no fígado.
“Meus velhos ossos não aguentam nem ir à esquina. Não estou longe de partir qualquer um desses dias”, afirmou Mujica com sinceridade em vídeo divulgado nas redes sociais.
Mesmo com a saúde fragilizada, o militante de longa data, que iniciou sua trajetória política aos 14 anos, expressou gratidão por ter dedicado sua vida a uma causa, independentemente de ser ou não compreendido. Ele também demonstrou estar em paz com a vida que viveu. “O ciclo da minha vida acabou”, reconheceu, mas destacou que o legado que construiu seguirá vivo nas futuras gerações. “Me reproduzo na voz das meninas e dos meninos que estão aqui, que continuarão a levantar as bandeiras pelas quais dediquei minha vida”, afirmou.
Em janeiro, Pepe havia informado que, depois de realizar 32 sessões de radioterapia, não se submeteria a nenhum outro tratamento para se curar do câncer e pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer às custas da família”. Na ocasião, ele fez um apelo durante a entrevista: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
O ex-presidente uruguaio foi diagnosticado com um tumor no esôfago em abril do ano passado. Inicialmente, sua equipe médica havia informado que o câncer não era muito extenso, mas Mujica enfrentou uma série de sintomas adversos da radioterapia. Em setembro, ele foi hospitalizado três vezes em menos de dez dias e passou por um procedimento cirúrgico para colocar uma sonda no estômago.
More Stories
Como irmão do papa Leão XIV já detonou Obama e pes…
A história por trás da foto de encontro entre Fran…
Conferência no Rio vai debater crimes transnaciona…