17 de maio de 2025

UFMS espera recolher 750 kg de lixo eletrônico na Semana Lixo Zero

Campanha começa em 26 de maio e terá pontos de coleta e ações ecológicas até 6 de junho

UFMS realiza "Semana do Lixo Zero" em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Ponto de recolhimento na edição anterior da Semana Lixo Zero (Foto: Divulgação/UFMS)

Durante a “Semana Lixo Zero”, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) espera recolher mais de 750 quilos de lixo eletrônico, quantidade atingida em edições anteriores. A ação, que integra a campanha “Eu Respeito”, será iniciada em 26 de maio e se estende até 6 de junho.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza a quarta edição da “Semana Lixo Zero” entre 26 de maio e 6 de junho, com expectativa de recolher mais de 750 quilos de lixo eletrônico. A ação, parte da campanha “Eu Respeito”, acontece pela primeira vez em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.Todos os campi terão pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos. A programação inclui atividades ambientais, como caminhadas ecológicas em praças e parques, visando a coleta de resíduos. Cada unidade receberá tipos específicos de materiais para descarte adequado.

De acordo com a universidade, todos os campus terão pontos destinados à entrega voluntária de resíduos sólidos. Esta é a quarta edição da atividade, mas a primeira vez que acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

“A Semana Lixo Zero é uma ação estratégica e educativa que vai muito além da destinação correta de resíduos. Para nós, ela representa uma oportunidade de promover a consciência ambiental, o engajamento cidadão e a responsabilidade coletiva dentro e fora da Universidade”, afirma a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol.

O diretor de Sustentabilidade da UFMS, Leonardo Chaves, destaca que as expectativas para a edição de 2025 são otimistas. “Esperamos aumentar significativamente o número de participantes e também a quantidade de resíduos corretamente encaminhados para reciclagem ou descarte ambientalmente adequado”, diz.

Além da coleta de resíduos, a programação inclui atividades em alusão ao meio ambiente, como caminhadas ecológicas pelos câmpus e em espaços públicos — praças e parques — com foco na coleta de resíduos ao longo do trajeto.

“Reforçamos a importância dos pontos de entrega voluntária, que estarão disponíveis em todos os câmpus. Cada unidade receberá tipos específicos de resíduos, por isso é essencial que a comunidade esteja atenta às datas e orientações locais”, acrescenta o diretor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Source link

About The Author